quinta-feira, 6 de novembro de 2014

                                                                 Fazenda Resgate


    A fazenda Resgate é situada no Bananal; que é uma região que possui sua economia baseada na indústria; devido a sua proximidade a duas importantes cidades (Rio de Janeiro e São Paulo), devido também a construção da siderúrgica de Volta Redonda, a grande quantidade de mão de obra na região e a construção da Via Dutra; além disso também se desenvolve o turismo. Antigamente as principais atividades econômicas eram: o tráfico interno de escravos e produção de café.
    Na casa tem primeiramente duas alcovas externas que eram para os visitantes homens e para as mulheres havia uma alcova interna , mas a alcova interna também era utilizada pelas próprias mulheres da casa após o parto (ficavam 40 dias) e também o pai trancava a filha lá dentro quando ela estava noiva e um visitante homem ficasse na fazenda durante um ou mais dias.
    Na sala de estar tem um quadro, onde tem uma plantação de café da época (onde se plantava em linha reta em vez de curva de nível), um  pardal em uma gaiola que representa o escravo que era "preso", ou seja, o senhor que os mandavam e também tem o dinheiro ganho com a produção de café e com os escravos.
    A senzala atualmente foi transformada em uma sala de estar; e a capela onde tem muitas esculturas de Aleijadinho continuou da sua forma original.


Frente da fazenda:




Pinturas de produtos exportados:





Armário de louça:


Uma das belas pinturas:


Documento com nome de muitos escravos e outras especificações:


Sala de reunião onde eram feitos negócios ou até algumas comemorações:



Pássaro que pode ser encontrado nas redondezas:
 




Uma das belas pinturas:


Rafaela Mattos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário